sábado, 30 de abril de 2011

Um bolo. Ou mais.

Bolo:

3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 colheres de margarina/manteiga
Misture
3 xícaras de farinha
1 xícara de leite
1 colher de fermento
Misture. Forma untada e enfarinhada. Forno pré-aquecido (180-220°C). 30 minutos em média.

Esta é a receita básica de qualquer bolo. Poderia encerrar o texto por aqui e deixar para cada um o papel de enriquecer a receita a seu modo. Mas o melhor desta receita é mostrar em que ela pode se transformar com pequenas mudanças (assim como grande parte das receitas postadas por aqui).
A receita acima pode ser feita na batedeira, liquidificador ou a mão. Com ou sem claras em neve. Mas o que escreverei aqui são pequenas variações que farão com que este bolo, se colocado em um caderno de receita, magicamente preencha umas dez páginas.

#0 Branco: é a receita acima. Resultará em um bolo branco básico que pode ser comido no café da manhã, com geleia, usado para fazer um pavê, montar um belo bolo recheado e etc. Pode-se adicionar essência de baunilha ou de qualquer outra coisa.

#1 Chocolate: Adicione toddy, nescau ou chocolate em pó ao final da receita. Não precisa diminuir a quantidade de farinha ou aumentar a de leite. Só coloque até ficar da cor de sua preferência.

#2 Formigueiro: acrescente formigas ao final da receita, ou deixe o bolo pronto aberto em cima da pia por uma noite. Ok, não é isso (sério??? juro que tava acreditando...¬¬'). Na realidade é só acrescentar chocolate granulado na massa e levar pra assar.

#3 Mesclado: Coloque metade da massa branca na assadeira. À outra metade adicione chocolate e jogue por cima da massa branca.

#4 Crocante: adicione na massa batida (branca ou de qualquer outro sabor) castanhas picadas, ou nozes.

#5 Panetone: na massa branca misture raspas de laranja e essência de baunilha. Isso deixa o sabor semelhante à essência de panetone. Misture frutas cristalizadas e/ou uvas passas ou gotas de chocolate.

#6 Laranja: Substitua o leite por suco de laranja natural e ao final da receita coloque raspas de limão ou laranja. Se quiser, com o bolo pronto e frio, jogue uma calda de açúcar com suco de limão (dá mais certo com glaçúcar, que é um açúcar bem fininho; coloque um pouco de açúcar num pote e jogue pouquíssimo suco de limão, até ficar uma calda grossa).
* Portanto substitua o leite por qualquer líquido não-venenoso que dá certo. Sério. Já fiz até com água.

#7 Banana: Capriche nas colheres de margarina. São duas bem cheias. Encha-as de modo que a colher de mãe pareça miserável. Ok nem tanto. Mas são bem fartas. Coloque a massa na assadeira. Corte bananas o suficiente para cobrir o bolo (corte rodelas e vá organizando em cima da massa). Polvilhe açúcar e canela e leve ao forno.

#8 Goiabada: Jogue metade da massa, coloque fatias de goiabada e coloque o restante da massa. Cubra com leite condensado depois de assado.

#9 Saudável: este entra na categoria "healthy food". Substitua o leite por iogurte natural ou suco de laranja e troque meia xícara de farinha por meia xícara de aveia. Tome com leite desnatado ou chá verde com adoçante, numa mesa branca cheia de mamão, granola e revistas Caras.

#10 Toalha Felpuda (é tão fofenho!): em vez de colocar os três ovos, separe as gemas das claras. Bata as claras em neve. Reserve. No bolo, troque o leite por leite de coco. Incorpore as claras em neve, delicadamente, na massa branca. Depois de assado, corte o bolo em pedaços e molhe-os com uma mistura de leite de coco com leite condensado (de modo que fique na consistência mais rala, se precisar adicione leite ou água). Passe os no coco ralado, embrulhe em papel alumínio e leve pra geladeira. Pode-se deixar o bolo na forma sem cortar. Mas fure bem o bolo com o garfo, jogue a calda com o coco ralado e leve para gelar.

Após anos de experiências bolísticas na cozinha (entre essas a de falta de ingredientes verificada apenas no meio da receita...), descobri que seguindo essa receita básica, e nunca esquecendo do fermento (nem usando um fermento comprado há mais de dois anos), as alterações na ordem, temperatura ou marca dos ingredientes, pouco mudam o resultado final. Assim, já iniciei o bolo batendo apenas os ovos e o açúcar até obter uma massa clara e fofa e depois pus a margarina; já usei leite fervendo em vez de frio; troquei açúcar refinado pelo cristal; troquei o leite pela água; untei a forma com margarina e polvilhei açúcar no lugar da farinha e etc...

Portanto, assim como a senha do facebook, a matéria da próxima prova (sei...) e a música do pente, decore esta receita e a tenha sempre em mente.


                                  

3 comentários:

  1. Putz, Gloria, me adota e seja minha mãe em Sao Carlos? ^ ^ *-*

    ResponderExcluir
  2. Vai ser extremamente brega o que eu vou dizer: eu sempre tenho vontade de cozinhar e sempre quis ser uma chef muito foda, mas também sempre tenho medo de errar. Quando eu leio o seu blog, esqueço tudo isso, vou pra cozinha, faço as suas receitas e fico muito feliz - mesmo que no final não fique tudo perfeito.
    Adoro seu blog, Glória. :)

    ResponderExcluir
  3. Ah Pati! Eu fico super feliz quando as pessoas fazem minhas receitas! E muito mais quando isso as diverte e as deixa feliz! Muito obrigada!

    PS: não foi brega. Foi demais!

    ResponderExcluir