domingo, 3 de abril de 2011

Green Big Mac

Como prometido a receita que iniciará a temporada verde neste blog é de hambúrger. A diferença dele para um lanche normal é que este será caseiro, sem excesso de sal, gorduras multissaturadas, conservantes químicos, corantes, aromatizantes, desinfetantes e outros Dantes deste inferno que nos cerca.

A primeira parte dele é fazer a carne do hambúrger. Usa-se carne moída. Ela pode ser bovina, de porco ou de frango. Só não use de minhoca, que pode dar rolo quanto à patente da receita.
A quantidade pra um hamburger é aquela que cabe na sua mão quando você faz uma bolinha (precisão: uncheck).
Bom, vamos temperar o dito cujo:
-sal à gosto, desde que seu gosto seja de pouco sal;
- temperos verdes: salsinha, cebolinha (essenciais), manjericão, tomilho, louro, hortelã e etc. Como sempre se não tiver fresco, use seco;
- alho e cebola picados;
- açafrão em pó, coloral, louro em pó, noz-moscada, pimenta-do-reino e etc... só não coloque temperos prontos do tipo Sazon-Knorr, que deveriam se chamar "Pressão Alta em pacotes de 15g".
- miolo de pão, ou farinha de rosca. Ele dá maciez e liga à carne.
Até aqui você pode moldar a carne em forma de hambúrger ou modelar em almôndegas e colocar pra cozinhar no molho de tomate (não é necessário frita-las antes; colocando-as no molho fervente elas cozinham e ficam saborosas)
Se nessa massa de carne, incrementarmos: tomate picado, cenoura, queijo e o que tiver, jogarmos numa assadeira como se fosse um bolo e levar para assar em fogo alto, teremos um delicioso kibe de assadeira.
Mas voltando para nosso delicioso disco de carne.... Modele os hambúgueres, inicialmente fazendo bolas de carne e posteriormente achatando-as numa superfície forrada com plástico, ou num prato. Faça discos grandes de carne porque, ao cozinhar, a coisa encolhe que só vendo. Frite em uma frigideira com pouco óleo. Ou congele os hambúrgueres, já moldados no plástico. Assim terá uma mistura prática, rápida e natural, para aqueles dias corridos (ou seja, todos).

Montando: use pão à escolha (pode ser integral, sírio, de hambúrguer, francês....), alface lavado, fatias de tomate.
Ok, até aqui. Daí, depois de todo o esforço pra picar cebolinha, reduzir o sal, usar pão integral e lavar alface, você pega e frita cinco fatias de queijo prato pra acompanhar. Pééééééééémmm!!
Uma fatia só é suficiente. Bacon e presunto são deliciosos, mas totalmente descartáveis.
Maionese. Passe um pouco de maionese no lado do pão que estará a salada. Eu disse pouca maionese no pão. Nada de um pouco de pão na maionese.
Bom: um hambúguer, alface, tomate, queijo, maionese, pão. Opcionais: picles, cebola, cenoura ralada, ketchup e mostarda.
Não esculhambe geral e tome uma Coca ok? Suco natural ou água, please.

Vai sujar muita louça, vai ocupar um bom tempo, pode dar tudo errado e você pode se machucar em meio ao procedimento. Mas pelo menos você vai reduzir o stress ao desocupar a mente do estudo e se concentrar na carne, aprender a errar e acertar na cozinha e gastar calorias ao lavar a louça. E como brinde começar a reduzir sua dose de anti-hipertensivos futuros.









Momento desabafo: preciso estudar agora.... aliás eu precisava antes de começar a escrever este texto. Quem me dera que tivesse essa dedicação para a maldita hepatite....
Foco! Foco! Foco! Foco! Foco! Foco! Fock! Fock! Fock! Fock! Fock! Fuck! Fuck! Fuck! Fuck! Fuck!
by Jorge

10 comentários:

  1. Glória, em tempos de hipercolesterolemia e amigos se autodiagnosticando hipertensos, esta receita veio muito bem a calhar.
    Eu sugeriria incluir alguns miligramas de sinvastatina à receita.

    ResponderExcluir
  2. tandimax. Um dos meus e-mails pré-adolescentes... E eu não sei como mudar o meu perfil. #fail
    Aqui é o Marofa.

    ResponderExcluir
  3. Tandimax já postei em seu nome. sei que és...

    Pensei em incluir doses de estatina como sobremesa, no entanto nem todos meus leitores são da Liga de diabetes..

    ashasaushsushasuahs

    ResponderExcluir
  4. Senta lá pq???
    olha os comentários em Macarrão com calabresa.....

    Foi vc quem escreveu aquilo??

    ResponderExcluir
  5. ok... agora fiquei com vontade dessa estatina ae... o que eh?

    ResponderExcluir
  6. Querido thigo, e outros amigos leigos,

    Estatina é um medicamento utilizado principalmente em diabéticos que atua no fígado para reduzir a síntese de colesterol pelo organismo. Assim, entre nós, membros da Liga de Diabetes e Hipertensão, é comum utilizar-se do fato, dizendo que após o lanche do McDonalds, seria conveniente que viesse doses de estatina como sobremesa, afinal um BigMac nada mais é do que um amontoado de colesterol, sódio e gorduras em forma de dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola picles, num pão com gergelim!

    ResponderExcluir
  7. DENÚNCIA: Esta autora que vos escreve foi vista no dia de hoje degustando de um farto sanduíche, do tipo que vende em lojas de fast-food. Tinha todas as malefícios citados por aquela que se diz dona-da-alimentação-perfeita. Portanto, não creiam sem reservas nesta tal.
    Porém, não é aqui um ligar para acusações. Não venho dizer se está certa ou errada. Afinal, quem resiste a um BIG TASTY, com batata e coca-cola?

    ResponderExcluir
  8. OK, talvez me interpretem mal. A Glória é realmente o melhor exemplo para essas coisas de comidas saudáveis. Para os que duvidam, uma pergunta: Um pessoa que vai na churrascaria e não come nada porque acabou de jantar granola com banana e, para acompanhar, um suco de abacate, não se alimenta mal. (Falo isso em padrões de revista feminina, não nos meus)

    ResponderExcluir
  9. Pode comer Miojo na Hepatite ou não ?

    ResponderExcluir