sexta-feira, 22 de abril de 2011

Brownie-poema

Um novo estilo de receita,
Hoje pretendo estrear.
Uma delícia de chocolate
Fácil irei postar.

Não se atente a minha métrica,
Muito menos às minhas rimas.
Quem me dera fossem preciosas
Poeticamente, obras-primas.

Mas indo direto ao ponto,
O que é nosso objetivo.
A receita deste bolo,
Do qual nunca me privo.

O brownie de chocolate,
Pode, ao início parecer,
Um prato refinado
E difícil de fazer.

Mas querido amigo leitor,
Não se engane, não desista.
Este é de Palmirinha,
Nobel-culinarista.

A massa se inicia,
Com ingredientes na batedeira.
Mas se tens braços e colher,
Deixe de lado esta besteira.

Quatro ovos inteiros,
Num pote vamos quebrAR.
Duzentos gramas de margarina
E duas xícaras de assuCAR.

Tudo isso bata bem,
Fazendo o creme clarear
Se não estiverem gelados,
Os ingredientes não irão talhar.

Se quiseres e puderes,
Essência de baunilha adicionar
Duas colheres no máximo,
Para o bolo aromatizar.

A esta linda massa batida,
Uma coisa nos resta só:
Peneirar uma xícara e meia de farinha
E dez colheres de chocolate em pó.

Mas faça-me o favor,
E nada de toddy ou nescau.
Use chocolate em pó,
E siga a receita original

Misturando vigorosa e lentamente,
Aos poucos a massa adquire,
Uma bela cor e textura,
Dura e escura, mas não pire.

Em grandes colheradas,
Esta massa é colocada,
Numa forma com manteiga
Untada e enfarinhada.

Ao forno pré-aquecido,
O bolo, vamos levar
180-200 graus,
E 30 minutos esperar

O bolo vai crescer.
“Como?” você me questiona.
Não mencionei fermento
E nem esqueci, não sou bobona.

O ponto do bolo se dará,
Quando a massa estiver dura
Com uma bela crosta em cima
E o cheiro... uma gostosura!

Se nisso não confiar,
Finque uma faca ou palito
Se da massa, limpos saírem,
Bolo pronto, está dito.

No café da tarde ou da manhã,
Acompanhado de sorvete!
Uma bela idéia e sobremesa,
Gostosa pra cac***!

Que me perdoe Camões,
Que me perdoe Pessoa
Mas este terrível poema,
Traz uma receita muito boa.

Deste prato de chocolate,
Espero que tenham gostado.
Uma Boa Páscoa a todos
Pra mim também, muito obrigado!

7 comentários:

  1. Glória sempre invetando moda!


    ps. não vai nozes?

    ResponderExcluir
  2. AHHH esqueci..
    é que pode colocar nozes sim.. mas eu sempre faço sem. Nunca tenho nozes em casa.

    ResponderExcluir
  3. Gloria sempre inovando! Que orgulho! =D
    Ficou fofo demais!!!!!

    ps: com nozes fica delicioso também! =D

    ResponderExcluir
  4. Glorinha meu amor!
    fiz sua receita agorinha,
    e muito me emocionou
    o seu poema e o sabor!

    uma linda páscoa para você e os seus!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. oooh que bonitinha fazendo poesia!! :)

    xupets

    ResponderExcluir
  6. A receita ainda não fiz,
    mas juro que vou tentar
    agora, entretanto,
    sua poesia quero comentar.

    Enquanto li suas palavras
    acima de tudo, me diverti!
    E rindo de me acabar,
    Um louco eu pareci.

    Você sabe que não ligo
    pra que os outros vão pensar
    então cá estou eu queimando neurônios
    pra, de uma forma mais bonita, lhe parabenizar

    Você soube juntar as artes
    Usando perfeita sincronia
    No mesmo lugar: Letras e culinária
    Em perfeita harmonia.

    Não consigo expressar meu orgulho
    por mais versos que eu insista
    diante de seu texto,
    não há coração que resista.

    ResponderExcluir
  7. Tentei pensar em um poema
    Versos belos não me vieram
    Não expressariam o sentimento
    que suas palavras me trouxeram!


    Obrigada!

    ResponderExcluir