quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Receita Estopim

Como disse no texto acima, a ideia de construir um blog de culinária fulera (mas boa) para estudantes, veio no momento de reflexão sobre o que jantar hoje à noite.

Minhas aulas só se iniciam na próxima semana, mas como dedicada veterana que sou, estou aqui desde a semana passada para receber os queridos bixos. O resultado de toda esse esforço, dedicação (e desespero por sair da casa dos pais) é ser deixada "alone in the dark" pelos seus colegas de turma que adoram as férias (!).
Assim me encontro no meu apê modesto em São Carlos somente com um companheiro de turma, cuja presença no meu jantar de hoje é a causa de tudo isso.
Marlon (meu companheiro de turma) virá jantar hoje em casa. Após longas horas atualizando meu twitter, consultando meu facebook e respondendo ao MSN, resolvi, durante o período em que descansei destas complicadas tarefas, olhar minha reserva alimentícia. Resultado: macarrão, tomate, maçã, farinha, ovo, açúcar e temperos (apesar da miséria e sofrimento na hora das compras, conto com um estoque de temperos básicos*).

Assim o menu de hoje será:
- Entrada: pela porta mesmo.
- Prato Principal: macarrão com molho de tomate e manjericão fresco. Queijo ralado opcional.
- Bebida: refri (ou suco de pózinho, mas eu odeio).
- Sobremesa: trouxinhas de maçã.

Adoráveis e persistentes leitores, não se enganem. O nome é pra impressionar. A descrição dos pratos abaixo servirá para acabar com a ilusão de que estes são quitutes finos e para aliviar seu desespero quanto ao custo e trabalho das receitas. 

É o seguinte:

Macarrão com molho de ...blá, blá, blá.:
Cozinhe o macarrão que será suficiente para o número de pessoas que vão comer. Aqui farei para duas pessoas normais, mas é sabido que às vezes recebemos convidados semelhantes a touros em nossa residência com o objetivo de saciar a fome de três meses, portanto atenha-se ao nível de fome dos dito cujos.
Bom, aqui foi meio pacote de macarrão. Use qualquer tipo e de qualquer marca. Só não recomendo o ninho, que é bem complicado de cozinhar, pois corre o perigo de grudar tudo e formar uma maçaroca no final.
Cozinhe em uma panela com bastante água (1 L pra cada 100g de massa) e esqueça o segredo de colocar óleo na água do cozimento. Se você não dormiu nas aulas de química (ou seja se você passou no vestibular sem trambicagens) sabe que água e óleo não se misturam (água polar e óleo apolar não rolam). Portanto ao colocar óleo ele ficará boiando na superfície da água fervente sem efeito nenhum no macarrão. 
Agora se você acredita religiosamente no papel do óleo para o cozimento perfeito do macarrão, vá em frente. Não vai dar errado também. 
Enfim: macarrão na água fervente, misture bem ao colocar e durante todo o cozimento (tempo indicado na embalagem ou descoberto a partir das provas da massa a cada minuto).
Escorra após cozinhar e pronto.
Para o molho refogue 1 a 2 dentes pequenos de alho, (cebola opcional) e coloque 2 tomates picados em cubos grandes. Em fogo alto deixe o tomate cozinhar rapidamente para que ele se mantenha inteiro. A tentação é grande mas não fique misturando. Coloque umas 7 folhas de manjericão (ok sem preciosismos: coloque o quanto quiser de manjericão). Fresco se possível, pois o seco é tenso amigo.
Para fazer uma montagem bonita coloque o macarrão cozido no prato, jogue o molho por cima, polvilhe queijo e decore com folhinhas do tempero. Coma.




* Pequeno gafanhoto, segue abaixo uma lista de temperos ótimos e essenciais para mim. São opcionais.
Manjericão, salsa, cebolinha frescos.
Sal (dããr!)
Canela (para doces em geral)
O resto pode ser usado seco mesmo.



P.S: trouxinhas de maçã em breve.

6 comentários:

  1. Ha Glorinha! Eu curti muuuito o blog! hehe Só faltou explicar as trouxinhas de maçã... fiquei curioso! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. eeeeeeeei e as trouxinhas de maçã amiga????????
    hahahaha
    amei! Sutil, bem humorado e útil. =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito útil mesmo...mas como disseram
    as outras pessoas... QUERO AS TROUXINHAS DE MAÇA!
    =D
    Parabéns pela idéia e montagem do blog, muito bom de verdade

    ResponderExcluir
  4. awwwn que orgulho !!!
    não sério ficou super legal seu blog, mas você pode contar a seus muuuuuuuuuuuuuuitos seguidores a famosa receita do bolo de chocolate garoto que foi comido de uma vez só por 3 crianças sapecas, as quais não citarei os nomes.....

    parabénsss!!! =D

    ResponderExcluir
  5. onde estão as trouxinhas?e esse bolo de chocolate hein?...

    ResponderExcluir
  6. ah, tenho q t mandar uma receita d torta d maçã super universitária (leia-se econômica) super fácil e deliciosa... mandarei, aí vc experimenta. Bjus!

    ResponderExcluir