domingo, 13 de fevereiro de 2011

Chicken Chess

Chegando ao final do segundo semestre de 2010, decidi que uma despedida decente da turma deveria contar com comidas dignas de livros de receita. Assim a discussão foi entre eu (mim?? Ahh o vestibular já é passado) e Davi, um grande amigo da faculdade e parceiro nas atividades culinárias. Ela girava em torno de qual seria o grand menu. Começamos com carne assada, salpicão, sobremesa de chocolate e cookies para o café. O tempo foi passando, o dinheiro acabando e a razão retornando às nossas mentes. Afinal fazer esta ceia de natal seria arriscada e exagerada para nossos humildes padrões. O que era pra ser um banquete virou uma comida fácil, porém gostosa, pensada de última hora, sem os grandes e pretenciosos planejamentos da idéia inicial.
O plano era ir à casa de um amigo, que contava com cozinha, panelas, espaço e disposição de nos receber, e cozinhar um frango xadrez para umas dez pessoas.

A receita que segue, apesar de ter sido feito para o número de pessoas mencionado acima, é recomendável para no máximo umas 8, para que se coma à vontade mesmo (e com arroz).

Usei dois peitos de frango. Dica: o filé de peito é muito prático, mas de alto custo. Se quiser conforto e praticidade ok. Mas pode economizar comprando peito com pele e osso. Daí você limpa a peça, tirando a pele e o osso e corta a carne em cubos. Se você juntar à carcaça ervas, alho, cebola numa panela com água e ferver tudo junto, e depois coá-los obtêm-se um ótimo caldo de frango para ser usado em receitas futuras ou no simples cozimento do arroz. É natural e sem o excesso de sódio presente nos tabletes industriais (vide Knorr)  que lhe deixará hipertenso daqui alguns anos.
A carne pode ser temperada com o que quiser. Sal, alho, gengibre e ajynomoto são o ideal. Mostarda, como tempero, cai bem com frango. Após isso se deve refogar o frango numa panela grande o suficiente. No início se juntará no fundo bastante água do cozimento. O ponto é quando essa água secar e a carne começar a dourar.

Não conheço esta receita em sua forma pura e imaculada. Assim o modo como apresentarei o restante desta forma geométrica de se preparar um frango é uma sugestão que fica gostosa mas que não é fiel à preparação oficial.
Para acompanhar a carne coloque legumes. Muitos. Vagem, cenoura, pimentões das três cores, cebola, etc. Cozinhe-os em ordem decrescente de tempo de cocção (cozimento para os íntimos). Ou seja, primeiro a cenoura e vagem cortados em fatias ou rodelas grandes, depois os pimentões e por último a cebola. Prefiro que estes ingredientes não fiquem moles e sim crocantes, por isso não os deixe tempo demais no fogo.

O molho é feito com shoyu, água e amido de milho (maisena ou maizena). Água e shoyu entram na proporção 2:1, ou seja, duas medidas de água pra uma medida de molho de soja. Para a quantidade descrita acima usei uma garrafa pequena de shoyu. Dissolva duas colheres de maisena em um pouco de água e leve tudo ao fogo misturando sempre. Ele vai engrossar e escurecer. Se ficar muito ralo, coloque mais maisena dissolvida em agua. Se ficar muito grosso coloque mais água ou molho de soja. Jogue o molho na mistura de frango com legumes, adicione amendoim torrado e coma.
Cuidado! O shoyu é bem salgado, por isso adicione todos os ingredientes sem salgá-los. No final da receita, se houver necessidade acrescente à gosto.

Para saber se gostaram ou não do prato atente-se à seguinte reação: se não comentarem sobre o prato enquanto comem, significa que ficou muito bom. Afinal, estão mais preocupados em comer do que emitir suas críticas e opiniões acerca da receita, de você, do seu time, do novo eliminado do BBB, do preço do barril de petróleo.....

PS: evite isso servindo o frango após algumas horas de espera. A fome é maior do que a necessidade de se expressar.



O frango xadrez acima ficou muito bom. Tanto que a receita chegou à Austrália, fazendo sucesso nas mãos de Bruna (autora do layout do blog) em sua versão heroica: Chicken Chess à la She-ra.


3 comentários:

  1. VOU PERDER PESO
    VOU PERDER PESO
    (só mentalizando mesmo pra nao cair na tentação^^)

    ResponderExcluir
  2. Glorinha, você está, aos poucos, fazendo nascer uma vontade de aprender a cozinhar!!!
    Isso é um progresso!

    Glorinha, tem alguma "receita de preguiçoso" que fique gostosa, mas que seja rápida (de preguiçoso mesmo!). rsrsrs Preciso!!!


    Um beijo!!!
    Seu blog é demaaais! rsrsrs =)


    Ana Flávia

    ResponderExcluir