quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

AAHHH... a sobremesa!

Adoro fazer doces. Daí quando pensei em sobremesa mil receitas inundaram minha mente como um rio caudaloso (uau que frase poética!).
Ok, “Pablo Neruda mode off”.
Enfim, como tinha maçã pensei em fazer uma receita da minha mãe que foi adaptada de uma receita da minha vó (cozinhar é de família caros amigos). A massa é de uma torta de banana que minha mãe resolveu rechear com maçã picada, canela e açúcar e moldar num formato novo, como se fosse uma trança (a esse formato se dá o nome de “catarina”).
Só que em vez de trançar a massa eu resolvi usar pedaços pequenos e fazer tipo uma trouxinha. Não fica lááááá essa lindeza, mas é interessante.
A receita da massa que vou passar é oficial e dá umas três tranças grandes ou umas 14 trouxinhas:
16 colheres de farinha de trigo
8 colheres de açúcar
1 colher de fermento em pó
1 ovo
1 colher de margarina
1 xícara de leite
1 colher de vinagre (pode não colocar ou substituir por limão e suas raspas, fica bom)

Isso tem que ficar uma massa firme que não grude nas mãos. Se não ficar coloque farinha até ficar. Reserve.

O recheio é maçã picada em cubinhos (ou sólidos irregulares de seis faces, afinal não se sabe se algum físico nerd está lendo este blog..). Não é necessário descascar, mas se não gostares da casca...
Misture essa maçã com canela em pó (à gosto) e açúcar.
Aí chegamos à uma parte que exige um pouco mais de habilidades manuais. Divida a massa em pedaços do tamanho de uma bolinha de ping pong (foi a primeira coisa que me veio à cabeça pra fazer a comparação). Abra ela em círculos ou em pseudo-círculos, coloque uma colher do recheio e puxe as bordas pra cima formando uma trouxinha. Coloque para assar em forno médio.
A trança é complexa de ser ensinada por textos. Se um dia eu tiver paciência e tempo posto um tutorial em vídeo (ahamm... senta lá cláudia).
Ou senão forre uma forma grande, coloque todo o recheio e com a massa restante faça tiras de massa e quadricule por cima do recheio. Não é necessário untar a forma.

Segue uma foto da receita, que eu fiz no dia em que comecei a escrever esse blog, ou seja, hoje (eita empolgação!). A aparência de queimado não é porque eu fui besta e esqueci a receita no forno. É porque eu fui besta e esqueci de ver se meu forno estava funcionando direito. Ele costuma liberar uma fuligem preta durante o uso. Mas eu experimentei e o gosto está normal. Pra dar uma disfarçada polvilhei açúcar por cima. Fica bonitinho.

Dica:
A receita da massa é um bombril doce: tem mil e uma utilidades (tá ok, só três que eu consiga me lembrar).
Se cortada em tirinha, frita em óleo e polvilhada com açúcar e canela, vira bolinho (tirinha) de chuva.
Se recheada com doce de banana, vira torta de banana (receita original da minha vó).
Se assada pura vira biscoitinhos doces para o seu café da tarde. (Mas, meu chapa, se você se dá ao luxo de ter um café da tarde não precisa desta receita pra lanchar, basta abrir sua despensa cheia de petit fours).




Não está queimada! Acreditem!

4 comentários:

  1. Gente. Estava muito bom mesmo. No twitter. sério.

    O macarrão estava muito bom, mas as trouxinhas....huuum... até virei os olhos.

    Fiquem com inveja. Trooooxas!

    Marlon

    ResponderExcluir
  2. Ih, acho que queimou ali héin Glórinha... HAUSHASUHAHUHUASHSAUHASUU tentar fazer aqui! vamo ver se sai...

    ResponderExcluir