domingo, 13 de março de 2011

Creme doce

Food, sweet food!
Sabe quando bate aquela larica de comer alguma coisa doce e só o que vem à cabeça (e do armário) é o clássico brigadeiro? Então, se você só tem leite condensado e toddy, sinto muito mas é isso a única coisa possível.

Mas se você tá afim e se o dinheiro ainda não está no fim, vá ao supermercado e compre: uma lata de leite condensado, uma caixinha de creme de leite e amido de milho (não leve em conta as melhores marcas; já fiz o creme Carrefour e ficou bom do mesmo jeito).
Numa panela coloque a lata de leite condensado e três colheres de maisena dissolvidas numa lata de leite (use a lata do leite condensado como medida). Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar e ficar com a textura de creme de padaria (como os que recheiam sonhos e bombas em geral).
 Depois do creme frio acrescente o creme de leite e misture bem até que fique liso. Adicione essência de baunilha se puder e quiser. Pronto. Agora pode ser usado em mil receitas doces:

#1 Bolo recheado: faça um bolo ou compre aquele pullman, corte em fatias, forre uma forma com plástico e alterne camadas de bolo umedecido com leite e o creme descrito acima. Deixe na geladeira por algumas horas, desenforme e cubra com chatilly ou ganache (chocolate derretido com creme de leite).

#2 Pavê: depois da brincadeirinha pavê-pacomê, pegue um pacote de bolacha maisena ou bolo mesmo, umedeça no leite com chocolate e forre um refratário. Jogue todo o creme por cima e leve à geladeira. Por cima decore com frutas, castanhas, confetti ou bolachas moídas.

#3 Torta de Morango: bata bolachas maisena no liquidificador, ou triture-as com a mão até formar uma farofa. Misture com um pouco de margarina derretida e forre uma forma de fundo removível ou uma forma forrada com plástico. Jogue o creme e leve para gelar. Faça duas receitas de gelatina de morango e deixe esfriar. Corte morangos ao meio e coloque-os organizadamente no creme. Despeje, delicadamente, a gelatina por cima e gele até que a gelatina esteja endurecida. Pode-se substituir a massa de bolachas pela massa da trouxinha de maçã assada.

#4 Creme Doce Gourmet: em taças ou em recipientes individuais de plástico apropriados, coloque o creme e misture com frutas frescas, secas ou cristalizadas, castanhas ou nozes, ou alterne creme-ganache-creme-ganache.

#5 Creme Doce Gurmê: coma o creme puro, na colher.

O creme é demais, básico e que por isso pode ser usado em muitas coisas à criatividade do freguês.


Versátil, eu diria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário