quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Just Spices...

(...not Girls).

Pimenta. Noz-moscada. Manjericão.
Salsinha. Tomilho. Açafrão.
Coentro. Mostarda. Sal.
Cebola. Alho. Canela em pau.
Toques finais em uma receita
Bases de uma comida bem-feita.

Atendendo a minha tara por temperos o post de hoje tratará destes nobres elementos da cozinha, capazes de transformar a mais insossa comida num prato de sabores marcantes.

Talvez você deve se lembrar das aulas de história, sobre o porquê das grandes navegações e descobrimentos marítimos.  Tem todo aquele monte de justificativa que você deve dar pra Fuvest, mas uma das razões pelas quais mães choraram, filhos em vão rezaram, noivas ficaram pra se casar, para que passassem além do Bojador, eram as especiarias.

Temperos, objetos de desejo desde o século XV. (Óquei era por necessidade e não por causa dos paladares refinados).

Mas atualmente (em que temos geladeira, freezer e bacalhau desfiado em potes plásticos), temperar a comida continua sendo essencial. Que me perdoem as pessoas (e não o Pessoa), mas até um mero ovo frito merece uma certa dedicação temperística.

Acho que é essencial termos mais do sal, cebola e alho em nossa cozinha. O trio anteriormente mencionado é base pra praticamente todas as receitas da cozinha. Afinal sozinhos eles dão conta. Mas a existência de mil temperos, a facilidade em tê-los e usá-los, são motivos pra que abandonemos a rotina sazon/alho-cebola e adotemos um estilo de vida colorido, salpicado, cheiroso e diferente.

Começo falando dos temperos secos. Práticos, duráveis, baratos e simples de usar.

Meu favorito é a noz-moscada. É muito aromática, de sabor leve, mas marcante. Se exagerar deixa a comida meio amarga.
Se tiveres acesso a um ralador o melhor é compra a noz inteira (tipo a de esquilos) e ralá-la no momento da finalização. Ou compre a em pó, que está pronta para o uso.
Geralmente, uso em tudo. Em qualquer prato salgado. Tempero o ovo, o omelete, o frango, a carne de porco ou vaca, o purê de batata, o creme bechamel (uso clássico), estrogonofe, o caldo de frango, legumes cozidos. Acho que só não combina (talvez porque nunca testei) em saladas e pratos frios. A quantidade exata... não é comigo, mas pra se ter uma noção deixe a comida com alguns de pontinhos pretos.

Pimenta-do-reino é outra coisa muito presente. Se você assistir a qualquer programa de receita (principalmente com chefs estrangeiros) verá que em todo, TODO, prato salgado o tempero-base é salt and pepper. Usa-se, geralmente, em carnes em geral, molho de salada, caldos, sopas e enfim. Tome cuidado pra não por demais. 
Posteriormente vou comentando o uso de cada tempero. Afinal são muitos. E, modéstia ao lixo, como já dizia um amigo meu, conheço boa parte deles.

Especiarias. Não é preciso cruzar o Atlântico para tê-las.

2 comentários:

  1. Poemas e temperos,
    a gloria,caprichosa,
    os usa com muito esmero
    para deixar a comida deliciosa

    HDUASIHSUAHUSHUAHSUAUHSUAHSUAHSUAUSA
    DESCONSIDERE, POR FAVOR!

    mas muito bom o post!

    ResponderExcluir
  2. Modéstia ao lixo, sou amigo da autora.
    Texto muito bom, como sempre.

    ResponderExcluir