sábado, 14 de maio de 2011

Bolo Salgado

Primeiramente gostaria de me desculpar pelo bolo (literalmente), que dei em vocês, agradabilíssimos leitores, permanecendo quase duas semanas, privando-lhes de meu humilde conhecimento culinarístico (culinário+artístico, vide brownie-poema).

Bom, na dúvida do que preparar este final de semana me deparei com certas limitações: forno que não funciona, cansada de macarrão e preguiça de fazer arroz. Por isso decidi fazer um bolo salgado: não é massa, não vai ao forno e é barato!

Portanto novamente lhes passo um bolo, não mais figurado e sim salgado.
Lá vai:

Ingredientes:
2 pacotes de pão de forma
um peito de frango (com pele e osso: mais barato e ao ser cozido, deixa a carne mais saborosa).
5 tomates maduros ou um sachê de molho pronto
alho, cebola, sal e outros temperos (salsinha e cebolinha que dão um toque refrescamente perfeitamente cabível numa receita que é servida gelada)
maionese
cenoura ralada (opcional)

First: cozinhe o frango: coloque-o numa panela de pressão com água até cobrir, sal, pimenta, coloral, louro e o que quiser. Deixe cozinhar por uma meia hora na pressão. Desligue o fogo e deixe que a panela esfrie sozinha. Tire o frango e deixe-o esfriar também para que não queime sua mão na hora de desfiar. Frio, limpe-o tirando a pele, o osso e as partes dispensáveis (deixe a carne!). Desfie-o.
Numa panela refogue alho e cebola (meia cebola e uns quatro dentes pequenos de alho), junte o frango e os cinco tomates batidos (no liquidificador ou picados loucamente com a faca) com um pouco de água. Não deixe muito aguado senão o bolo fica molengo.
Deixe ferver bem até que fique um frango bem molhadinho. Finalize com ervas frescas.

Pegue os pães e empilhe-os. Tire a casca, ou a parte mais escura com a...a....a.... "Faca?". É! A faca! Passe-a pela periferia das fatias num corte de cima para baixo.
Monte o bolo numa forma, refratário ou pote quadrado, pois eles se ajustam geometricamente bem ao pão também quadrado.
Siga a ordem: pão, frango, maionese, pão, cenoura ralada, maionese; ou: pão, frango, cenoura, maionese, pão.... Termine com pão e maionese.
Decore com uma casca de tomate moldada em forma de rosa e folhas de salsinha e cebolinha. Ou somente com batata palha. Se quiser substitua a maionese final por purê de batata. Mas é só mais trabalho sem um grande resultado no final das contas.
Leve para gelar.

Servindo com refrigerante, salgadinhos, bolo e parentes e obtêm-se uma ótima festa de aniversário.

Culinarístico, como eu disse!


Um beijo e um queijo!

2 comentários: