sábado, 28 de abril de 2012

(Bolo) de Laranja com Café, Laranja com Café

Dicas pro almoço, jantar especial, refeições solitárias e encontros de amigos, ok. Mas o que fazer no café da manhã? Café preto e bolo de laranja? Acabei de aprovar.

Fiquei com vontade de fazer bolo. Qualquer bolo. Não podia ser de chocolate porque o chocolate em pó que tenho em casa era pra fazer o brownie de quinta, então nada de usá-lo. Bolo branco sem nada.. nooot. Sem fubá pro bolo de fubá. Bananas verdes pro bolo de banana. Tenho laranja.  Perfeito!!!

Resolvi adaptar uma receita minha de bolo comum (aquela receita básica para todos os bolos do mundo que já postei) porque queria economizar margarina. Usei óleo, pra deixar a massa mais úmida. E ainda bati claras em neve pra contribuir pra fofura do bolo. Mas não do jeito que você imagina....

Ingredientes:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de óleo OU 2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara de suco de laranja (esprema em torno de duas laranjas grandes e caldosas)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Raspas de um limão ou laranja

Usei um único recipiente/pote/panela:
Bata as 3 claras em neve. Adicione açúcar e bata até virar um marshmallow mole. Acrescente as gemas e bata novamente até ficar clarinho. Junte o óleo/margarina, a farinha e o suco, e misture delicadamente. Termine com o fermento e as raspas, misture bem e coloque numa forma previamente untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio até que, ao fincar um garfo, este saia limpo (em torno de meia hora). Não abra o forno antes do bolo ter crescido por inteiro e começar a dourar em cima. Eu costumo dar uma balançada no fogão: se o bolo se mexe, significa que ainda está mole, cru. Se ele se mantém firme sinal que já posso abrir o forno e fincar o garfo.

Para 2 xícaras grandes de café não muito forte, e relativamente doce:
Coloque para ferver 400mL de água e mais um tanto. Esse "tanto" a mais serve para passar na garrafa térmica, limpá-la e deixá-la aquecida para o café.
Coloque um filtro de papel no coador ou use o de meia... Adicione duas colheres bem cheias de café em pó  (daí vai depender o tipo de pó pra deixar o café mais forte ou mais fraco. O bom é tentar uma vez e ir acertando em outras vezes, colocando menos ou mais pó...).
Quando toda a água estiver fervida coloque só a água na garrafa térmica. Ao restante (em torno de 400mL), adicione três colheres de açúcar. Não volte ao fogo, pois a água fervida "queima" o café. Foi o que me disseram, mas ninguém vai usar um termômetro pra fazer cafézinho antes de sair de casa...Aliás o certo é só adoçar o café depois, mas convenhamos... ter que colocar açúcar toda vez que quiser tomar café é um saco.
Enfim... Depois de adoçada a água e depois que tirar toda a água quente da garrafa térmica (não se esqueça desse passo!) coloque o filtro em cima da garrafa e vá passando a água adoçada pelo pó. Não é necessário ficar mexendo porque o filtro de papel pode rasgar e seu café vai ficar todo empoeirado. Ao final do processo de coação tampe a garrafa e aprecie com leite, sem leite, com chantilly ou com bolachas.

Ou com o bolo superfofo, superfofo que você fez.

Laranja com café, laranja com café! Laranja com café, laranja com café!....Xampu não lava o pé......!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário