sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arroz-Doce em 10 passos

Aproveitando esse clima de festa junina (ou seja, frio no sol e frio no cobertor) nada como comer algo quentinho, condizente com a festividade e o clima. E caso o clima mude de uma hora pra outra e você se vê suando bicas em pleno inverno, sem drama! Coma o arroz doce gelado.
Dessa vez fiz fotos passo-a-passo note-e-anote. Não porque eu sou legal e quero ensinar perfeitamente. Mas sim porque essa foi minha primeira vez com o arroz-doce. Sucesso.

Para umas dez porções, maisoumenos:
1 xícara de arroz
água
1L-1,5L de leite (adiciona-se até que o arroz esteja macio e não fique muito seco)
1 lata de leite condensado

Pode-se tirar o leite condensado e adoçar com açúcar. Mas a quantidade eu não tenho ideia. O negócio é ir colocando e experimentando simultaneamente.

1. Coloque numa panela o arroz lavado e água suficiente para cobri-lo. Cozinhe em fogo baixo, adicionando água se necessário até o arroz cozinhar bem.

 2. Se gostar de canela, adicione um pouco de canela em pau na primeira água do cozimento. Ela ficará na panela até o término da receita.



 3. Com o arroz cozido, mas não totalmente seco, adicione em torno de 1L de leite. Deixe em fogo baixo até ferver. Fique atento para não derramar.
 4. Quando o leite ferver adicione 1 lata de leite condensado. Ou a quantidade de açúcar a seu gosto.
 5. Deixe em fogo baixo, apurando, mexendo sempre pra não grudar no fundo da panela ou derramar. Conforme necessário, adicione leite. (sempre que houver pouca calda e o arroz ainda estiver firme).

5 1/2: Vai mexendo....

 6. Misturando em fogo baixo...
 7. Mais um pouco....
 8. O ponto (de acordo com o consenso familiar) é quando o arroz está bem molinho, e o grão de arroz puro está doce. Além disso, a calda de leite deve estar grossa, parecendo um creme. Ah, a proporção de calda/arroz deve ser farta. Se secar demais, é só adicionar mais leite. Se muito caldo, apure em fogo alto, mas mexendo sempre.

 9. Mais ou menos nessa aparência é o ponto (este foi feito com leite condensado e portanto tem uma cor mais amarelada).


10. Sirva quente polvilhado com canela em pó, sem ela ou leve a geladeira e coma gelado. 


Para conservar, deixe em um pote fechado na geladeira. Na hora de servir pode-se requentá-lo adicionando um pouco de leite, pois ele costuma "secar" quando guardado.

Ah! É normal formar uma nata monstruosa em cima (principalmente se for leite integral). Na hora de comer é só retirar. E se formada durante o preparo é só mexer que ela se dissolve novamente.

E por último: essa na verdade é a receita do arroz-super-doce. Sério.