sábado, 18 de junho de 2011

MenuEta's


Nada como um nome de um clássico para apresentar três receitas clássicas em um menu de rimas dignas de um poema clássico:

Entrada: bruschetta
Prato Principal: polpetta
Sobremesa: Romeu e Julieta


Bruschetta

Receita digna de José Dias: deliciosíssima; facílima em seu preparo, refinadíssima em sua denominação.

A brusqueta (escreva como se lê) nada mais é do que fatia de pão italiano torrado, com recheio (queijo muitas vezes), que pode ou não ir ao forno.

Pão:
Corte fatias grossas de pão italiano (aproximadamente 3,14159265cm cada uma) ou use pão francês cortado ao meio. Passe margarina/manteiga pura ou especial. Aí eu te pergunto: Especial?? Pegue a gordura escolhida e deixe fora da geladeira até ficar cremosa (ponto de pomada). Junte orégano, ervas finas, ervas frescas, pimentas, noz-moscada, alho e o que quiser. Pronto. Sua simples doriana se transforma numa ultra-high-definition gordura vegetal.
Passe a margarina no pão e o leve pra tostar numa frigideira até que fique dourado e crocante. Reserve.

Recheio:
Queijo. Muito. Vários. Ralado ou em fatias. Coloque em cima da torrada uma quantidade generosa proporcional ao tamanho do pão. Pode ser uma mistura de vários queijos (parmesão-mussarela-prato) ou apenas seu preferido. Neste momento pode-se levar ao forno até que o queijo derreta para passar pra próxima etapa. Ou deixar pra colocar tudo e levar ao forno somente na fase final.
A próxima etapa em questão é a salada-vinagrete: pique tomates em cubos (sem semente) adicione azeite, manjericão ou outras ervas e temperos a gosto. Acrescente cebola picada ou em rodelas (a roxa deixa o prato mais restart, o que na cozinha não é necessariamente ruim). Como dito, acrescente a saladinha acima no dueto pão+queijo já quente, ou frio ainda, para levar ao forno na finalização. Se quiser regar mais azeite ainda quando for comer fique à vontade.
Aqui se tem a idéia mais básica e fácil pra essa receita. Mas o recheio é variável e pode ser feito de acordo com a imaginação do metido à chef em questão:
- Vetegal: bruscheta à frio, com patê de ricota e cenoura no lugar do queijo e salada de rúcula no lugar do vinagrete.
- Fúngico: Refogado de cogumelos no lugar do vinagrete ou do queijo. Ou apenas com complemento do duo acima.
- Animal (oh yeah!): carne moída refogada com queijo e o vinagrete de tomate.
O objetivo principal é contrastar gostos, temperaturas e texturas: o frio e acidez do tomate, a maciez e sabor do queijo quente e a crocância do pão.
Uuuuuh!! massa crocante!

Polpetta

Não se engane. Polpetta é o nome fresco de almôndega. Ela é bem simples de fazer:
Ferva molho de tomate. Pode ser do pronto, mas nesse caso acrescente um pouco de água para que o molho não fique tão espesso. O caseiro, feito com tomates maduros batidos no liquidificador e fervido lentamente em fogo baixo com cebola, alho e uma folha de louro, é bem melhor.
Tempere carne moída suficiente com sal, cebola picada, alho, pimenta, ervas a gosto. Junte farinha de rosca e ovo (para meio quilo de carne meia xícara de farinha, ou dois miolos de pão e um ovo) e misture bem até que vire uma massa homogênea. Modele as bolinhas, recheando ou não com pedacinhos de queijo e vá colocando essas pequenas esferas dentro do molho quente. Quando terminar de colocar toda a carne em forma de polpettas, não mexa até que todas as almôndegas estejam bem cozidas. Tampe. Se precisar, chacoalhe a panela delicadamente para que as bolinhas se assentem.
Se o molho ficar muito ralo acrescente uma colher de maisena ou polvilho doce, que engrossa e deixa o molho brilhante.
Coma acompanhado do (novamente) clássico arroz, feijão, ou com purê de batatas (batatas cozidas amassadas+leite+margarina+sal e noz moscada).

Romeu e Julieta

Para fechar o menu da mesma forma que comecei temos um clássico culinário e literário: o queijo com a goiabada.
A estranha mistura (para alguns) do doce com salgado numa sobremesa, na realidade é uma composição perfeitamente harmoniosa, não enjoativa, cujos ingredientes nasceram pra ficar juntos, tal como o casal de Shakespeare.
A combinação pode ser representada pela fatia de queijo meia-cura ou fresco com uma fatia de goiabada, cheesecake de goiabada, geléia de goiaba com cream cheese e eticétera.

Assim finaliza-se o menu sugerido de uma forma leve e romântica. [suspiro]

Fim


PS: Pra mim ficou muito claro, não sei pra vocês (afinal fui eu quem inventou, pensou e fumou pra poder bolar isso)> o título faz alusão a uma música clássica: Minuet de Bach, através da junção da palavra Menu (mení em francês) e a terminação “eta”, sílaba presente no nome de todas as receitas descritas, dando como resultado a palavra MenuEta, que sonoramente se assemelha ao título da composição Minuet.

Genial, não? Óquei, não é genial. É viajado total. Mas isso é resultado de um brainstorm maluco numa tediosa, fria e solitária sexta-feira de Bauru.

PPS: Some prova, mais final de semestre, mais 200h de estágio no laboratório/biblioteca do hospital de Bauru, mais internet limitada aos finais de tarde dos dias úteis e obtêm-se um blog sem atualização no último mês. Até tinha o rascunho de duas receitas, mas preferi uma coisa mais fresca e nova.

PPPS: Só pra registrar: comida de hospital não parece comida de hospital. É excelente por sinal.

PPPPS: adoro...

PPPPPS: ...post scriptums!!