sábado, 30 de abril de 2011

Um bolo. Ou mais.

Bolo:

3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 colheres de margarina/manteiga
Misture
3 xícaras de farinha
1 xícara de leite
1 colher de fermento
Misture. Forma untada e enfarinhada. Forno pré-aquecido (180-220°C). 30 minutos em média.

Esta é a receita básica de qualquer bolo. Poderia encerrar o texto por aqui e deixar para cada um o papel de enriquecer a receita a seu modo. Mas o melhor desta receita é mostrar em que ela pode se transformar com pequenas mudanças (assim como grande parte das receitas postadas por aqui).
A receita acima pode ser feita na batedeira, liquidificador ou a mão. Com ou sem claras em neve. Mas o que escreverei aqui são pequenas variações que farão com que este bolo, se colocado em um caderno de receita, magicamente preencha umas dez páginas.

#0 Branco: é a receita acima. Resultará em um bolo branco básico que pode ser comido no café da manhã, com geleia, usado para fazer um pavê, montar um belo bolo recheado e etc. Pode-se adicionar essência de baunilha ou de qualquer outra coisa.

#1 Chocolate: Adicione toddy, nescau ou chocolate em pó ao final da receita. Não precisa diminuir a quantidade de farinha ou aumentar a de leite. Só coloque até ficar da cor de sua preferência.

#2 Formigueiro: acrescente formigas ao final da receita, ou deixe o bolo pronto aberto em cima da pia por uma noite. Ok, não é isso (sério??? juro que tava acreditando...¬¬'). Na realidade é só acrescentar chocolate granulado na massa e levar pra assar.

#3 Mesclado: Coloque metade da massa branca na assadeira. À outra metade adicione chocolate e jogue por cima da massa branca.

#4 Crocante: adicione na massa batida (branca ou de qualquer outro sabor) castanhas picadas, ou nozes.

#5 Panetone: na massa branca misture raspas de laranja e essência de baunilha. Isso deixa o sabor semelhante à essência de panetone. Misture frutas cristalizadas e/ou uvas passas ou gotas de chocolate.

#6 Laranja: Substitua o leite por suco de laranja natural e ao final da receita coloque raspas de limão ou laranja. Se quiser, com o bolo pronto e frio, jogue uma calda de açúcar com suco de limão (dá mais certo com glaçúcar, que é um açúcar bem fininho; coloque um pouco de açúcar num pote e jogue pouquíssimo suco de limão, até ficar uma calda grossa).
* Portanto substitua o leite por qualquer líquido não-venenoso que dá certo. Sério. Já fiz até com água.

#7 Banana: Capriche nas colheres de margarina. São duas bem cheias. Encha-as de modo que a colher de mãe pareça miserável. Ok nem tanto. Mas são bem fartas. Coloque a massa na assadeira. Corte bananas o suficiente para cobrir o bolo (corte rodelas e vá organizando em cima da massa). Polvilhe açúcar e canela e leve ao forno.

#8 Goiabada: Jogue metade da massa, coloque fatias de goiabada e coloque o restante da massa. Cubra com leite condensado depois de assado.

#9 Saudável: este entra na categoria "healthy food". Substitua o leite por iogurte natural ou suco de laranja e troque meia xícara de farinha por meia xícara de aveia. Tome com leite desnatado ou chá verde com adoçante, numa mesa branca cheia de mamão, granola e revistas Caras.

#10 Toalha Felpuda (é tão fofenho!): em vez de colocar os três ovos, separe as gemas das claras. Bata as claras em neve. Reserve. No bolo, troque o leite por leite de coco. Incorpore as claras em neve, delicadamente, na massa branca. Depois de assado, corte o bolo em pedaços e molhe-os com uma mistura de leite de coco com leite condensado (de modo que fique na consistência mais rala, se precisar adicione leite ou água). Passe os no coco ralado, embrulhe em papel alumínio e leve pra geladeira. Pode-se deixar o bolo na forma sem cortar. Mas fure bem o bolo com o garfo, jogue a calda com o coco ralado e leve para gelar.

Após anos de experiências bolísticas na cozinha (entre essas a de falta de ingredientes verificada apenas no meio da receita...), descobri que seguindo essa receita básica, e nunca esquecendo do fermento (nem usando um fermento comprado há mais de dois anos), as alterações na ordem, temperatura ou marca dos ingredientes, pouco mudam o resultado final. Assim, já iniciei o bolo batendo apenas os ovos e o açúcar até obter uma massa clara e fofa e depois pus a margarina; já usei leite fervendo em vez de frio; troquei açúcar refinado pelo cristal; troquei o leite pela água; untei a forma com margarina e polvilhei açúcar no lugar da farinha e etc...

Portanto, assim como a senha do facebook, a matéria da próxima prova (sei...) e a música do pente, decore esta receita e a tenha sempre em mente.


                                  

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Brownie-poema

Um novo estilo de receita,
Hoje pretendo estrear.
Uma delícia de chocolate
Fácil irei postar.

Não se atente a minha métrica,
Muito menos às minhas rimas.
Quem me dera fossem preciosas
Poeticamente, obras-primas.

Mas indo direto ao ponto,
O que é nosso objetivo.
A receita deste bolo,
Do qual nunca me privo.

O brownie de chocolate,
Pode, ao início parecer,
Um prato refinado
E difícil de fazer.

Mas querido amigo leitor,
Não se engane, não desista.
Este é de Palmirinha,
Nobel-culinarista.

A massa se inicia,
Com ingredientes na batedeira.
Mas se tens braços e colher,
Deixe de lado esta besteira.

Quatro ovos inteiros,
Num pote vamos quebrAR.
Duzentos gramas de margarina
E duas xícaras de assuCAR.

Tudo isso bata bem,
Fazendo o creme clarear
Se não estiverem gelados,
Os ingredientes não irão talhar.

Se quiseres e puderes,
Essência de baunilha adicionar
Duas colheres no máximo,
Para o bolo aromatizar.

A esta linda massa batida,
Uma coisa nos resta só:
Peneirar uma xícara e meia de farinha
E dez colheres de chocolate em pó.

Mas faça-me o favor,
E nada de toddy ou nescau.
Use chocolate em pó,
E siga a receita original

Misturando vigorosa e lentamente,
Aos poucos a massa adquire,
Uma bela cor e textura,
Dura e escura, mas não pire.

Em grandes colheradas,
Esta massa é colocada,
Numa forma com manteiga
Untada e enfarinhada.

Ao forno pré-aquecido,
O bolo, vamos levar
180-200 graus,
E 30 minutos esperar

O bolo vai crescer.
“Como?” você me questiona.
Não mencionei fermento
E nem esqueci, não sou bobona.

O ponto do bolo se dará,
Quando a massa estiver dura
Com uma bela crosta em cima
E o cheiro... uma gostosura!

Se nisso não confiar,
Finque uma faca ou palito
Se da massa, limpos saírem,
Bolo pronto, está dito.

No café da tarde ou da manhã,
Acompanhado de sorvete!
Uma bela idéia e sobremesa,
Gostosa pra cac***!

Que me perdoe Camões,
Que me perdoe Pessoa
Mas este terrível poema,
Traz uma receita muito boa.

Deste prato de chocolate,
Espero que tenham gostado.
Uma Boa Páscoa a todos
Pra mim também, muito obrigado!

domingo, 17 de abril de 2011

Panquecas!

Tentando dar seguimento à série de comidas saudáveis e que não se limitem à cenoura ralada com uma fatia de queijo fresco....

As panquecas na verdade serão o conjunto massa+recheio a seu gosto. Mas o mais importante é aprender a massa simples que poderá ser usada em muitas ocasiões e com os mais diversos acompanhamentos.

Ingredientes para uma receita de 10 a 15 panquecas finas:
1 copo de farinha de trigo
1 copo de leite
1 colher (sopa) amido de milho (opcional, acredite)
2 ovos
sal
1 colher (sopa) óleo de soja
Misture tudo, no liquidificador ou à mão. Se quiser, cozinhe algumas (muitas) folhas de espinafre escorra bem, espremendo até sair toda a água, e jogue no liquidificador. Se não possuíres este extraordinário instrumento de cozinha, pique o espinafre na faca intensamente. Daí a panqueca fica verde! Cenoura cozida deixa a panqueca laranjinha e beterraba cozida deixa a massa rosinha! Olha que fofinho, panquecas coloridas e nutritivas!!! (Você não vai achar tudo isso um monte de viadagem restart quando seu filho se recusar a comer qualquer coisa que pertença ao grupo das "comidas de verdade sem brinde do ben10").
Numa frigideira com óleo (uma ou duas colheres) jogue em torno de uma concha de massa para uma panqueca fina. A primeira geralmente dá errado Ela gruda e desmorona. Até a segunda talvez. Agora se você chegou à metade da massa e ainda não conseguiu fazer uma certo.....bem........Habibs> 08007782828
Pra virar desgrude as bordas da massa já meio cozida da periferia da frigideira e vire com uma espátula, ou, se não se encontra na situação acima descrita, vire a panqueca fazendo o movimento certo com a panela: jogue firmemente a frigideira pra frente dando um impulso pra cima. Dependendo da força que você fizer, a panqueca vira mais ou menos vezes antes de cair na panela de volta. Ou não.

O recheio pode ser variado: frango desfiado e refogado em temperos, cenoura, cebolinha, ervilha, palmito, nada; carne moída (coloque um pouco de molho de tomate e uma colher de farinha de trigo pra dar liga), presunto e queijo, goiabada.....
Enrole com o recheio, tanto na forma de um canudo, como na forma de um embrulho quadradinho. Coma direto ou leve ao forno com molho e queijo.
A massa pode ser usada para qualquer lanche. Uma ideia muito boa é montar em um refratário um ultra-lanche:
panqueca, panqueca, recheio (patês, presunto, queijo, carnes), alface, cenoura ralada, panqueca, panqueca, recheio (patês, presunto, queijo, carnes), alface, cenoura ralada, e assim muitas camadas.
Leve à geladeira essa lasanha fria enorme e corte ao servir. Fica muito bonito esteticamente e bem gostoso.

Coloridas!!!!

PS: Notei que, ultimamente, fico mais blogueiramente ativa quando não tenho tempo e tenho muita coisa pra estudar. Meu ócio não é criativo. Mas meu tempo reservado ao estudo e aprendizagem dos aspectos patomorfofuncionais do ca***** a quatro são extremamente produtivos.

domingo, 3 de abril de 2011

Green Big Mac

Como prometido a receita que iniciará a temporada verde neste blog é de hambúrger. A diferença dele para um lanche normal é que este será caseiro, sem excesso de sal, gorduras multissaturadas, conservantes químicos, corantes, aromatizantes, desinfetantes e outros Dantes deste inferno que nos cerca.

A primeira parte dele é fazer a carne do hambúrger. Usa-se carne moída. Ela pode ser bovina, de porco ou de frango. Só não use de minhoca, que pode dar rolo quanto à patente da receita.
A quantidade pra um hamburger é aquela que cabe na sua mão quando você faz uma bolinha (precisão: uncheck).
Bom, vamos temperar o dito cujo:
-sal à gosto, desde que seu gosto seja de pouco sal;
- temperos verdes: salsinha, cebolinha (essenciais), manjericão, tomilho, louro, hortelã e etc. Como sempre se não tiver fresco, use seco;
- alho e cebola picados;
- açafrão em pó, coloral, louro em pó, noz-moscada, pimenta-do-reino e etc... só não coloque temperos prontos do tipo Sazon-Knorr, que deveriam se chamar "Pressão Alta em pacotes de 15g".
- miolo de pão, ou farinha de rosca. Ele dá maciez e liga à carne.
Até aqui você pode moldar a carne em forma de hambúrger ou modelar em almôndegas e colocar pra cozinhar no molho de tomate (não é necessário frita-las antes; colocando-as no molho fervente elas cozinham e ficam saborosas)
Se nessa massa de carne, incrementarmos: tomate picado, cenoura, queijo e o que tiver, jogarmos numa assadeira como se fosse um bolo e levar para assar em fogo alto, teremos um delicioso kibe de assadeira.
Mas voltando para nosso delicioso disco de carne.... Modele os hambúgueres, inicialmente fazendo bolas de carne e posteriormente achatando-as numa superfície forrada com plástico, ou num prato. Faça discos grandes de carne porque, ao cozinhar, a coisa encolhe que só vendo. Frite em uma frigideira com pouco óleo. Ou congele os hambúrgueres, já moldados no plástico. Assim terá uma mistura prática, rápida e natural, para aqueles dias corridos (ou seja, todos).

Montando: use pão à escolha (pode ser integral, sírio, de hambúrguer, francês....), alface lavado, fatias de tomate.
Ok, até aqui. Daí, depois de todo o esforço pra picar cebolinha, reduzir o sal, usar pão integral e lavar alface, você pega e frita cinco fatias de queijo prato pra acompanhar. Pééééééééémmm!!
Uma fatia só é suficiente. Bacon e presunto são deliciosos, mas totalmente descartáveis.
Maionese. Passe um pouco de maionese no lado do pão que estará a salada. Eu disse pouca maionese no pão. Nada de um pouco de pão na maionese.
Bom: um hambúguer, alface, tomate, queijo, maionese, pão. Opcionais: picles, cebola, cenoura ralada, ketchup e mostarda.
Não esculhambe geral e tome uma Coca ok? Suco natural ou água, please.

Vai sujar muita louça, vai ocupar um bom tempo, pode dar tudo errado e você pode se machucar em meio ao procedimento. Mas pelo menos você vai reduzir o stress ao desocupar a mente do estudo e se concentrar na carne, aprender a errar e acertar na cozinha e gastar calorias ao lavar a louça. E como brinde começar a reduzir sua dose de anti-hipertensivos futuros.









Momento desabafo: preciso estudar agora.... aliás eu precisava antes de começar a escrever este texto. Quem me dera que tivesse essa dedicação para a maldita hepatite....
Foco! Foco! Foco! Foco! Foco! Foco! Fock! Fock! Fock! Fock! Fock! Fuck! Fuck! Fuck! Fuck! Fuck!
by Jorge

Slow food rules

Atendendo a pedidos (e necessidades) de conhecidos amigos anônimos, darei início a uma série de postagens seguindo a linha de comida saudável.

Posso dizer que tenho certa experiência em viver comendo pratos-exemplo de revistas femininas.
Digamos que no final deste ano eu e minhas irmãs comemos frango frito como quem que não comia há uma semana e de repente se depara com uma mesa de natal. Digamos que estou há uns dois anos sem comer batata frita feita em casa. Digamos que às vezes saio da mesa de jantar com a certeza de que ganhei no mínimo dois anos na minha expectativa de vida. Digamos que até o ano passado, o número de vezes em que comi no McDonalds de verdade, na minha vida inteira, foram três.
Digamos por fim que sou a pessoa certa pra falar sobre isso.

Comer comidas mais saudáveis não significa que viverás a base de filé de frango grelhado e nunca mais chegará perto de um torresmo. O problema é que existem pessoas que vivem praticamente dentro de uma panela de óleo quente e nunca chegam perto da parte verde do supermercado.
Pra iniciar esta série quebrando paradigmas, ensinarei uma receita de hambúrger. E ele não será de soja.

Não quero ser radical e muito menos fazer previsões apocalípticas para as pessoas que apresentam um estilo de vida diferente do meu e do ideal pregado pelas OMS's da vida. Longe disso. É errado impor novos hábitos às pessoas.

Só acho o seguinte: ou mude agora ou morra. #fail.